Hormônios

Envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida.

O fato de as pessoas estarem vivendo mais, não significa que elas estão vivendo com melhor saúde e tendo suas necessidades atendidas.

Compreender as implicações das mudanças demográficas atuais, bem como a transição epidemiológica, é crucial para que as sociedades estejam preparadas para atender uma população envelhecida.

Envelhecimento é um processo comum praticamente a todos os seres vivos que, provoca modificações de ordem somática e psíquica que determinam alterações da relação do indivíduo com o meio que o cerca.

O envelhecimento pode ser entendido como um processo de redução da reserva funcional, sem comprometer, na quase totalidade dos mecanismos, a função necessária para as atividades do cotidiano. (senescência – envelhecimento primário)

A existência de uma limitação funcional evidente, deve ser considerado como o efeito de um processo fisiopatológico de uma doença (senilidade ou envelhecimento secundário) além da simples evolução natural.

O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, um processo natural, que mantem a funcionalidade do indivíduo.

Mas envelhecer pode envolver diversos comprometimentos e doenças que poderão afetar a qualidade de vida de uma pessoa, e sua funcionalidade, criando impactos diretos em todas as esferas do seu cotidiano.

Fatores determinantes para o envelhecimento saudável

Saudável: atributo de quem tem saúde, termo ainda entendido como “ausência de doenças”.

“Saúde é um estado de pleno bem estar físico, psíquico e social” (OMS, 1947).

Resume, portanto, nesta frase, as condições adequadas de vida para um ser humano em qualquer idade, cultura ou perfil sócio-econômico. Sabemos que à medida em que a pessoa envelhece, vai acumulando doenças crônicas que farão parte, do seu patrimônio pessoal durante toda a existência. Porém sabemos que as consequências dessas doenças são muito piores se cursam de forma descontrolada ou descompensada.

Torna-se necessário, minimizar os efeitos deletérios das doenças para que possa ocorrer para a maioria dos idosos uma perspectiva de experimentar um envelhecimento saudável, com prevenção, controle e prevenção da saúde, promovendo: autonomia, independência e qualidade de vida.

Postergar o início das doenças é um dos aspectos mais interessantes a ser incluído entre os indivíduos que visam o envelhecimento saudável, e para isso, é de suma importância um acompanhamento habitual e contínuo, reavaliando inclusive as necessidades de medicações ao longo do tempo.

Quanto mais velhos ficamos, mais estaremos propícios às reações adversas causadas pelos medicamentos, que em muitas vezes são responsáveis por aparecimentos de sintomas crônicos, para isso e necessário sempre reavaliar a necessidade e aplicação de medicações ao longo do tempo.

Prevenção de acidentes, traumas e compensação de limitações são interessantes oportunidades para atuar no indivíduo e no meio em que vive, sempre há a possibilidade de minimizar de múltiplas maneiras suas limitações, preservar funcionalidade e quando isso não for possível, agir na adaptação do ambiente.

A manutenção dos papéis sociais é muito importante para saúde mental. A falta de perspectiva ou de objetivos que possam motivar aquele que envelhece é um dos principais fatores para desencadeamento de transtornos depressivos. É muito importante a atuação e a busca por novas identidades funcionais visando a manutenção da cidadania e da ampliação do desempenho social.

Criação da rede de suporte social quando necessário, serão de grande valia todos os laços afetivos e sociais que cultivou durante a sua existência. Será impactante em qualquer fase desta evolução, mas principalmente na etapa mais avançada, que hajam pessoas interessadas em tornar este período o mais confortável possível.

Hoje o Envelhecimento Saudável será uma das grandes, senão a maior, prioridade para as Instituições de Saúde no transcorrer deste século, pois sua implementação implica em cuidar de todas as condições de saúde do ser humano desde a sua concepção, visto que cada passo precedente foi e será fundamental na condição posterior do indivíduo que envelhece

Envelhecimento Saudável é, pois, uma tarefa para toda a vida, e sua maior possibilidade de sucesso é na ampliação de ações do individuo na melhor perspectiva de prevenção.

Principais vilões da saúde plena:

• Sedentarismo;
• Obesidade;
• Hábitos tóxicos (fumo/ álcool/ drogas);
• Desnutrição;
• Falta de rastreamento e prevenção de doenças (avaliações de rotina).

Principais áreas a serem trabalhadas visando um envelhecimento saudável:

• Inserção social;
• Saúde emocional;
• Controle de doenças;
• Hábitos de vida saudáveis;
• Atividade física regular;
• Alimentação adequada.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Tempor commodo ullamcorper a lacus vestibulum sed arcu. Senectus et netus et malesuada fames. Mi tempus imperdiet nulla malesuada pellentesque. …
Os hormônios são substâncias químicas produzidas principalmente por glândulas e injetadas diretamente na corrente sanguínea. Cada hormônio produzido pelo corpo humano tem funções específicas, seja de regular o crescimento, a vida sexual, o desenvolvimento e o equilíbrio interno. Por isso, eles …

Compartilhar: